quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Atenção ao ouvir

Estudos mostram que somente ouvimos vinte por cento do que é dito. Não é sem razão que a falta de comunicação está na raiz da maioria dos problemas conjugais. É verdade. Os três assuntos que mais causam separação entre os casais, são: sexo, dinheiro, e comunicação. Este último é o motivo aqui considerado. Portanto, que a comunicação seja valorizada em nossa relação conjugal; que demos maior atenção ao que diz o nosso cônjuge, por palavras, gestos, silêncio, choro, caretas...

Reflexão bíblica

1. Ao ler as passagens seguintes, sublinhe o que você considera ser importante para uma boa comunicação conjugal.

“Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus. Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma” (Tg 1.19-21).

“Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo. Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou” (Ef 4.25-32).

Daquilo que sublinhou acima, que aspecto você mais quer melhorar?

A arte do diálogo

O verdadeiro diálogo inclui expressar seu coração de forma saudável e ouvir o coração do outro. Expressar-se é uma arte, tanto quanto o ouvir, que vale a pena praticar. Todos se comunicam e todos ouvem, mas de modo errado, muitas vezes. Precisamos nos exercitar na arte de ouvir. Falamos não apenas com palavras, mas também com gestos e até mesmo com o silêncio. Tudo na relação conjugal comunica, e faremos bem em dar atenção ao que o outro está dizendo.

Uma estratégia para dominar essa arte é a técnica de assumir responsabilidade por seus sentimentos, confessando-os em vez de acusar a outra pessoa. Aqui está um segredo essencial para a boa comunicação conjugal: Parar de acusar a outra pessoa e falar por si mesmo, como ofensor ou ofendido.

1. Use frases que se iniciam com eu: “Eu estou (zangado, triste, agradecido, contente, maravilhado, surpreso, magoado...)”. Isso por si só já abre espaço para o outro lhe ouvir naturalmente, porque não estou acusando nem culpando meu cônjuge pelo que aconteceu, mas expressando os meus sentimentos e impressões sobre o que o ocorrido provocou em mim.

2. Evite frases que se iniciam com você, caso for atribuir sentimentos ou motivações à outra pessoa. Quando o outro ouve a palavra "você", aquilo causa uma reação de defesa ou ataque e bloqueia a qualidade da comunicação. De modo que não haverá atenção ao ouvir, quando me sinto acusado por quem amo. Portanto, evite começar frases com a palavra você, quando falar de sentimentos feridos.

3. Evite acusar o outro. Ninguém gosta de ser acusado, mesmo quando se tem consciência do erro cometido. Essa deveria ser uma decisão de cada marido e de cada esposa - nunca, jamais, acusar seu cônjuge por nada e em nada. Não estou dizendo com isso que devemos fazer vista grossa para o que acontece, apenas quero dizer que o modo de tratar com a falha do outro é que faz diferença na boa comunicação entre o casal. Precisamos entender de uma vez por todas que jogamos no mesmo time, e quando se joga no mesmo time, não tem como um ganhar e o outro perder. Quando se joga no mesmo time, quando um ganha, o outro também ganha. Quando um perde, o outro perde. Não posso me sentir vitorioso por acusar minha esposa, ganhar no argumento ou no grito, se ela se sentir ferida ou triste.

4. Faça um esforço para não ficar na defensiva nem na ofensiva. Seja grato pelo fato de o outro abrir o coração. Já está mais do que sabido, que jogamos no mesmo time. Então, o que fazer no nosso modo de se comunicar? Tratar o outro sempre com respeito, com amor e gratidão. Ser grato a Deus por sua vida e agradecer ao cônjuge por tê-lo como a pessoa que aceitou viver com ela por amor.

A qualidade de meu casamento mudou radicalmente quando aprendi a ouvir minha esposa com atenção. E ouvir o outro com atenção não é apenas escutar o que o outro diz, mas valorizar o que ela diz, mostrar interesse, respeito, e reagir de modo prático ao que se ouviu. Quando o cônjuge sabe que pode falar porque será ouvido com atenção sem rejeição, o coração se abre e tudo fica bem.

Metade do desafio é abrir nosso coração; a outra metade é realmente ouvir o coração do outro, fornecendo um ambiente de aceitação e amor. Poucos casais se comunicam com o coração. A maioria se comunica apenas com informações periféricas que caberiam em qualquer relação. A causa disso, é a má qualidade na comunicação. Quando damos atenção ao ouvir, tudo melhora.

Antonio Francisco.

0 comentários: